terça-feira, 26 de maio de 2015

O 7º Círculo da Escola Nueves Lunas e o Intercambio Brasil- México do Partejar!


Nas fotos: Cerimônia de abertura do 7º círculo
Entre os dias 14 e 16 de maio, participamos do círculo 7 da 3º geração da Escola de Iniciação à Parteria Nueve Lunas. O início dessa vivência foi marcada por uma homenagem com flores e cânticos às parteiras anciãs D. Meche, Suely Carvalho e D. Yolanda, seguida de uma cerimônia incensada com copal e brindada com mezcal (bebida natural típica das cerimonias espirituais e culturais feita de Agave planta nativa) , que celebrou e honrou a Pachamama, saudando as 4 direções, a vida e os saberes das parteiras, assim como o elo de espiritualidade e ancestralidade entre os dois países: Brasil e México.

Homenagem às parteiras tradicionais anciãs
Seguiu-se uma vivência coletiva repleta de simplicidade e carinho: nós trançamos e florimos os cabelos umas das outras, florindo nossas almas alegria e acolhimento, a partir dos costumes tradicionais das mulheres mexicanas com seus cabelos.

A partir daí, o círculo estava formado para as rodas de conversa por dois longos e intensos dias. Suely Carvalho conduziu a roda como faz em nossa escola no Brasil, a partir da Pedagogia da Oralidade. Partilhou suas próprias histórias de vida e a sabedoria que adquiriu em 41 anos de parteria.


Vivência de honra à ancestralidade
Para contextualizar as diversas aprendizes, ávidas pelos ensinamentos, Suely abordou por diversas vezes o sentido do caminho da parteria: “Se uma mulher está numa escola de parteira é por que herdou esse dom, pode até não se saber de onde ou de quem herdou, se buscar em sua linhagem irá encontrar e com certeza é herdeira traz dentro de si o caminho. O que fazemos é ajudá-la a acessar essa tradição, realizando as aberturas clarezas e as curas necessárias”. Valores como humildade e reconhecimento das mestras que é sua fonte de saber e o manejo da energia espiritual, caracteriza a parteria tradicional como uma prática ancestral universal. Para exercer este papel, a parteira realiza uma longa caminhada de amadurecimento emocional experiências vividas que vai muito além do domínio das técnicas.

Mestras da Escola Nueves Lunas recebem presente do grupo do Brasil

O círculo encerrou-se no sábado com o ritual dos 4 elementos, onde se firmou compromissos importantes das futuras parteiras da Escola Nueves Lunas. A mestra Suely convidou cada participante para afirmar seu compromisso com a Tradição e com a Pachamama assumindo principalmente o compromisso de guardiã das águas do Planeta, orientando, educando, facilitando para que as próximas gerações tenham água para existir, assim como nós, onde há água há vida.

Ritual dos 4 elementos

Um comentário: