terça-feira, 12 de maio de 2015

Cais do Parto promove intercâmbio internacional entre parteiras e escolas



No último sábado, dia 08 de maio de 2015, teve início a Residência Cultural Brasil - México: Oralidade e os saberes das Parteiras Tradicionais. A residência que tem caráter de intercâmbio é promovida pela ESCTA - Escola de Saberes, Cultura e Tradição Ancestral - Cais do Parto, com o apoio do Ministério da Cultura (Edital Conexão Cultura Brasil Intercâmbios) e faz parte de um conjunto de ações que compõem a mobilização permanente do partejar na tradição, que tem no Brasil a liderança da Mestra e Parteira Tradicional Suely Carvalho e de suas filhas, as mestras Marcely Carvalho e Marla Carvalho.
  
Em todo o Brasil, a ONG C. A.I.S. do Parto, há 25 anos, junto à sua Escola atuam permanentemente para a preservação dos saberes tradicionais do partejar de matriz afrodescendente e indígena a partir do legado de mais de 60 mil parteiras tradicionais que existem e atuam nos centros rurais e urbanos. A partir da atuação do Cais do Parto, em 1991, conseguimos garantir a visibilidade dessas parteiras no tecido social.
Além de ações políticas de intercâmbio e articulação, a mobilização implica em garantir que os saberes sejam acessados, zelados e passados de geração a geração nas práticas profissionais, familiares e cotidianas.

O intercâmbio tem sua importância sacramentada no legado cultural de saberes ancestrais das  mestras mulheres curandeiras, rezadeiras e parteiras. Essas mulheres não atuam apenas na saúde física, elas são guardiãs de uma tradição, de modos de vida comunitários integrados com a natureza e com a cosmovisão dos povos originários que com sua matriz cultural, construíram seus saberes com a saúde, com o corpo, com a educação, com as artes, com a espiritualidade, enfim, em todas as áreas do viver. Entretanto, o modelo social vigente não reconhece esses modos de vida e suas ciências, entretanto, se apropriam indevidamente desses conhecimento, infringindo a ética natural não validando o elo entre passado e presente, revelando uma atitude arrogante sem reconhecer a história de nossos antepassados.

O intercâmbio então reunirá representação da ESCTA de 5 estados: Pernambuco, Ceará, Bahia, São Paulo e Santa Catarina encontrando-se com a Escola Nueve Lunas em Oaxaca, trocando saberes e experiências na formação continuada na parteria na tradição a partir dos saberes e vivências com as mestras parteiras tradicionais das duas escolas: Suely Carvalho e Enriqueta Contreras (D. Queta)

Participam dessa viagem: Suely Carvalho (ESCTA - Cais do Parto – Olinda - PE), Sayonara Bezerra Malta (Equipe Cais do Parto - Ilhéus - BA), Denise Cardoso (Jardim de Om – Bauru - SP), Bruna Eilert Barella (Roda de Gestantes e Casais Grávidos de Garopaba – SC) , Thiana Andreotti Ferrarezi (Espaço Materno Jundiaí - SP) e Kelly Brasil (Espaço Flor de Luz – Fortaleza - CE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário